regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fraude bancária via meios eletrônicos chega a R$ 685 milhões

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), informou nesta sexta-feira (190) que as fraudes bancarias feitas por vias eletrônicas já chegam a acumular o prejuízo e R$ 685 milhões só no primeiro semestre deste ano. Em relação ao mesmo período no ano passo, a aula é de 36%.

O aumento reflete o crescente índice de brasileiros que realizam os meios eletrônicos, principalmente a internet, para realizar seus pagamentos. Além disso, na opinião do diretor Técnico da Febraban, Wilson Gutierrez, não existe um legislação que consiga conter o avanços dos criminosos digitais. Outro motivo indicado pela federação é a falta de atenção e descuido dos usuários durante os processos eletrônicos.

Fonte: Notícias Br
O diretor aponta que as fraudes ocorrem, em sua maioria, devido à captura das trilhas que os cartões de credito deixam nas operações de compra. Ele diz que não existem registrou que apontem fraude eletrônico ou invasão diretamente nos sistemas internos de bancos.

Nos casos de fraude pela internet, a ação mais comum é quando o cliente fornece as suas senhas e código bancarias a estelionatários. Outro fator que influencia o numero crescente de fraude é a falta de equipamentos que realizam a segurança da rede, como antivírus, firewall, sistemas legítimos de operação, entre outros.

A Febraban defende que uma lei seja promulgada pelo Congresso Nacional para frear a ação dos criminosos “cibernéticos”. “Esse artigo tem por objetivo atacar frontalmente os disseminadores de programas que, uma vez acionados pelos usuários de computadores, permitem capturar informações sensíveis, como senhas de acesso e dados pessoais”, defende Gutierrez.

Um comentário:

  1. Olá Regina!
    Confesso eu não tenho coragem de utilizar a internet para movimentação bancária, o máximo que faço é fazer ligações gratuitas para conferir o saldo. (risos)
    Colha bons dias!
    Tenha uma linda terça-feira!

    Quero lhe convidar para que leia ‘O casamento de Paulo Cesar’ no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação.