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O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PROBLEMAS DE ACESSO AO DEC ?

Situação 1: Se utilizar o browser Mozzila Firefox:
  • Certifique-se de que o módulo ou dispositivo do cartão ou token está instalado.
  • Clicar no menu Ferramentas > Opções
  • Selecionar a opção Avançado   
  • Abrir a guia Criptografia
  •  Clicar no botão Dispositivos de segurança
  • Verificar se a lista contém o correspondente ao cartão ou token
  • Em caso negativo, solicitar que o contribuinte providencie a instalação do módulo ou utilize outro tipo de browser.

Situação 2: Se utilizar certificado digital do tipo A1:

O DEC permite acesso apenas através de certificado digital do tipo A3.

Trata-se de restrição criada pela SEFAZ em virtude de questões de segurança paraa própria empresa.

O certificado digital do tipo A1, por ser um software, permite que qualquer pessoa com acesso ao computador no qual está funcionando a certificação possa praticar atos tributários em nome da empresa, como por exemplo, solicitar eventual saldo de crédito acumulado.

Utilizando o certificado digital do tipo A3, é necessário que o portador do cartão ou token mantenha, sob sua conta e risco, o certificado na leitora.

Situação 3: Se o erro do acesso acontece antes mesmo do sistema solicitar a senha de acesso PIN:

Trata-se de um problema de configuração do próprio computador ou da rede da empresa, pois como não foi exigida a senha PIN o sistema não iniciou seu processo de análise de validade do certificado ou de permissão do usuário.

Recomenda-se tentar o acesso em outro computador ou acionar o suporte técnico da própria empresa para alterar configurações do computador ou da rede.


Situação 4: Escritório de contabilidade está tentando credenciar seus clientes a partir do E-CNPJ do escritório de contabilidade ou do E-CPF de alguém do escritório.

O DEC faz a leitura do CNPJ base do certificado digital que está tentando o acesso.

Se o escritório tenta usar o seu E-CNPJ, ele não conseguirá credenciar nenhuma empresa, pois o que é lido é o CNPJ base de seu escritório.

É necessário que o credenciamento seja feito com o E-CNPJ da empresa ou E-CPF de algum sócio da empresa.

Situação 5: Não tenho mais a senha do certificado.

Caso o usuário não se lembre de sua senha PIN ( senha do certificado digital) é necessário que ele entre em contato com a empresa emissora do certificado para registrar uma nova senha PIN. 

Entretanto, para registrar uma nova senha PIN, será exigida uma senha chamada senha PUK, que também foi registrada pelo portador do certificado no momento da sua emissão.

Se o usuário não se lembrar de nenhuma dessas senhas, será necessária a compra de um novo certificado digital.

Fonte: SESCON SP

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