regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Certificação Digital - Defensoria Pública investe em Modernização

Uma ferramenta capaz de assegurar a veracidade e confiabilidade de informações


Esses são alguns dos recursos que a Defensoria Pública da Bahia tem buscado ao investir no Sistema de Certificação Digital (assinatura digital) no desenvolvimento de suas atividades. 

Pensada sob a ótica da modernização tecnológica enquanto componente essencial no crescimento e desenvolvimento da instituição, a certificação digital funciona com base em um documento eletrônico utilizando o recurso da assinatura digital, uma modalidade de assinatura, de forma única, exclusiva e intransferível, que permite aferir, com segurança, a origem e a integridade de documentos.

"A Certificação Digital é um tipo de tecnologia de identificação que permite que transações eletrônicas dos mais diversos tipos sejam feitas considerando sua integridade, sua autenticidade e sua confidencialidade, de forma a evitar que adulterações ou outros tipos de interceptações ocorram, afirma o coordenador de Modernização da Defensoria, Luciano Pena. 

Ainda segundo ele, a ferramenta já vem sendo utilizada por outros órgãos de Justiça e será uma forma de facilitar a tramitação de processos, além de reduzir custos com consumo interno de papel. 

Aimplantação da tecnologia permitirá maior segurança, autenticidade e transparência, uma vez que o emitente é a única pessoa que tem acesso à chave privada que gerou a assinatura", declara Pena.

Para a defensora pública geral do estado, Tereza Cristina Ferreira, este é mais um dos investimentos que vem sendo feitos na modernização da instituição. "A modernização está dentre estes mecanismos como aquele que, com certeza, fortalecerá e muito a integração das nossas ações. Entendemos a Tecnologia de Informação como sendo a ferramenta mais poderosa para este intento. Isto demonstra que uma instituição de estado deve buscar a transparência dos seus atos, fazer com que cheguemos a todos, sem limites de demonstrar as nossas ações", pontuou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.