regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

domingo, 27 de janeiro de 2013

CAU utilizará certificação digital para interagir com arquitetos e urbanistas

Mais de 40 mil arquitetos e urbanistas já receberam a carteira profissional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU. A nova identidade do arquiteto e urbanista possui os recursos mais modernos disponíveis hoje no mercado: é produzida em policarbonato, tem diversos itens de segurança e chip para armazenamento de informações, que permite realizar operações eletrônicas com total segurança.

Nota do Blog: O CREA deveria se mirar nesta ação do CAU. O dia em que engenheiros experimentarem transmitir a ART via internet com Certificação Digital, por exemplo, verão quanto tempo perderam com a (necessária) burocracia! Deveriam usar seus conhecimentos em "PERT" e aplicar ao uso da certificação digital em seus processos!

Além de possuir fé pública e validade em todo o território nacional como identidade civil, em substituição ao RG, a carteira do CAU pode receber até 6 certificados digitais. Um dos certificados, oferecido gratuitamente pelo CAU, será de atributo, que aumentará a segurança e agilidade no acesso e interação do arquiteto e urbanista com o Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU.


A carteira do CAU poderá receber certificação digital no padrão ICP-Brasil, utilizada pelo governo federal. Desta forma, o profissional poderá assinar um e-mail, enviar declaração de imposto de renda, abrir ocorrência policial, assinar documentos legais, entre outros.


A assinatura digital representa economia de tempo e dinheiro, pois tem valor de uma assinatura de próprio punho e dispensa reconhecimento de firma. Na ponta do lápis, sai mais barato emitir um certificado digital do que se deslocar para assinar e autenticar um único documento.


A certificação digital ICP-Brasil pode ser obtida junto à Receita Federal, Correios, dentre outras autoridades certificadoras. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR procura agora parceiros que poderão disponibilizar esta certificação de forma mais ágil e econômica para os arquitetos e urbanistas interessados.


Nova numeração do seu registro


Até 31 de dezembro de 2014 os dois números de registro no CAU serão aceitos. Os arquitetos e urbanistas que tiverem cartões de visita, placas de obra e documentos com o número de registro anterior podem continuar usando sem qualquer problema: os dois valem e estão atrelados no SICCAU.


Os registros foram renumerados pela data de formação do profissional porque a primeira numeração não honrou o verdadeiro tempo de atuação dos arquitetos e urbanistas, já que o CAU recebeu inúmeros cadastros com dados errados. A nova numeração começa com a letra A, de Arquiteto, para diferenciação do número anterior.


Fonte: CAU/BR


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.