regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Começa em março entrega da declaração do IR 2012

Certificado Digital na Receita Federal


Começa em março entrega da declaração do Imposto de Renda

Quem tem certificado digital pode conseguir todas as informações das declarações anteriores pela internet

O prazo para declarar o Imposto de Renda de Pessoa Física de 2013 começa em pouco mais de um mês. A Receita Federal deverá divulgar nas próximas semanas, as regras para o envio da declaração.

O prazo para entregar a declaração vai de março a abril. 

Antes mesmo dessas divulgações, porém, já é possível começar a se preparar para preencher o documento. Até porque, quanto mais cedo for feito o envio, maiores serão as chances de receber a restituição nos primeiros lotes. 

Resgatar comprovantes guardados em pastas e gavetas é o primeiro passo. Incluem-se aí recibos de consultas médicas, boletos de mensalidade escolar, contratos de compra e venda de imóveis e notas fiscais de bens que precisam ser declarados, como automóveis. 

No ano passado mais de 310 mil declaram IR no Estado Segundo Receita Federal em Mato Grosso do Sul, o ano passado mais de 318 mil declarações foram feitas. Em 2011 foram 310 contribuintes que apresentaram seus rendimentos. O economista Marcos Paulo Nóbrega, disse que normalmente muita gente deixa de incluir despesas na declaração do imposto de renda justamente porque não encontram os comprovantes.  É necessário que a pessoa guarde tudo pois será para benefício próprio. A dica é elaborar uma pasta especial e deixar ali marcado como "comprovantes do IR", e aí quando for elaborar, não terá problema algum", afirmou.Quem comprou um imóvel em 2012 deverá informar, ainda, dados adicionais. 

Entre esses dados estão nome e CPF do vendedor e forma de pagamento. Essas informações podem ser encontradas no contrato, que também pode ser separado desde já. Quem vendeu um imóvel precisa declarar o ganho que teve com a operação. 

As empresas e os bancos são obrigados a enviar, até 28 de fevereiro, os informes de rendimentos dos funcionários e clientes. No caso dos bancos, geralmente o informe pode ser consultado facilmente no site da instituição. 

Os especialistas alertam que é importante não separar só os seus próprios documentos, mas também os dos dependentes. "Muitos dependentes têm rendimentos e patrimônio em seu nome, e isso deve ser colocado na declaração", diz Nóbrega. (AB)

Dicas para elaborar a declaração de 2013 com os dados corretos

1) Comprovantes de despesas - Junte comprovantes de pagamentos das despesas que podem ser deduzidas, como recibo de consultas médicas e de mensalidade escolar. Esse cuidado é importante para quem faz a declaração completa. Quem faz a declaração simplificada não pode deduzir essas despesas. 

2) Informes de rendimentos - Apesar de empresas e bancos terem até 28 de fevereiro para enviar os informes anuais de rendimentos aos funcionários e clientes, em alguns casos a entrega é antecipada. Bancos, aliás, costumam permitir que o cliente acesse o informe em seus sites. Separe o que já estiver disponível. 

3) Recibo do ano passado - Encontre o número do recibo de entrega da declaração de 2012, que é obrigatório no preenchimento em 2013. Caso não encontre o seu, é preciso ir até uma unidade da Receita Federal. Quem tem certificado digital pode conseguir o número pela internet. 

4) Contratos e notas fiscais - Quem comprou carro, moto ou imóvel em 2013 precisará informar, na declaração, o valor e as condições de pagamento, o nome do vendedor e a data da compra, entre outras coisas. Por isso, é importante separar, desde já, os contratos e notas.

5) Informações de dependentes - Quem tem dependentes precisa colocar na declaração os dados pessoais e informações sobre a vida financeira deles, como rendimentos e patrimônio. Separe a documentação que comprova essas movimentações.

Fonte: 28/01/2013 - Estado de Minas Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.