regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Certificação digital alcança mais de 15% da advocacia brasileira

 Se aproxima da casa dos 110 mil - mais precisamente 108.089 – o total de advogados com certificação digital, perfazendo o percentual de 15,22% dos causídicos brasileiros.   

Os dados foram repassados ao presidente nacional da OAB pelo presidente da Comissão Especial de Informática e Estatística do Conselho Federal da OAB, o conselheiro Federal pelo MA José Guilherme Zagallo. 

Junho bateu o recorde de emissões pela Ordem, com a entrega de 5.951 novos certificados.

O destaque é o Estado do PR, que registra 66,32% de advogados aptos a atuar no meio eletrônico, respondendo por 24,87% do total de certificados já emitidos pela OAB. Outros dois Estados que apresentam os maiores percentuais de certificações são o MS e AM, com 64,35% e 52,85%. 

O conselheiro ressaltou que a entidade vem caminhando bem na meta tida por ideal, que é a certificação, nos próximos anos, de 250 mil advogados. Recentemente, em entrevista à TV Migalhas, José Guilherme Zagallo falou acerca do tema:


Assita a entrevista neste link 

  
Além dos certificados emitidos pela OAB há outros 30 mil emitidos pela AASP, sobretudo em SP.


Dificuldades 
Dr. Ophir Cavalcante Junior
O presidente nacional da OAB ressaltou que "ainda são grandes os problemas com telefonia e estrutura. Temos serviços de Internet lentos e interrupções em vários pontos do país. Em determinados locais, sobretudo no norte brasileiro, sequer há banda larga". Essa realidade, avalia Ophir, dificulta a atuação no processo virtual pelo advogado e outras carreiras e gera, como consequência, restrição do acesso à justiça

Ainda em sua análise, a OAB vem investindo pesado para inserir o advogado no processo digital – até com recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados – mas o país ainda não dispõe de investimentos capazes de oferecer uma realidade tecnológica adequada na maioria dos Estados. Veja quadro com o nº de advogados com certificados digitais emitidos pela OAB. 
Fonte: Migalhas 


Quer solicitar seu certificado digital da OAB? 
Acesse o site da AC OAB agora!


Esse percentual ainda é muito pouco. Porque apesar dos muitos benefícios que os certificados digitais trazem à rotina dos advogados e aos escritórios com a possibilidade de redução dos custos, os doutores ainda não entenderam os riscos de se compartilhar esse poderoso documento eletrônico. Economia? Um certificado digital da AC OAB custa R$115,00 e é válido por três anos, ou seja, R$ 38,00 por ano. Nas grandes cidades, não paga o taxi de uma ida ao fórum. 


Alerta aos titulares de certificados digitais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.