Os dados foram repassados ao presidente nacional da OAB pelo presidente da Comissão Especial de Informática e Estatística do Conselho Federal da OAB, o conselheiro Federal pelo MA José Guilherme Zagallo.
Junho bateu o recorde de emissões pela Ordem, com a entrega de 5.951 novos certificados.
O destaque é o Estado do PR, que registra 66,32% de advogados aptos a atuar no meio eletrônico, respondendo por 24,87% do total de certificados já emitidos pela OAB. Outros dois Estados que apresentam os maiores percentuais de certificações são o MS e AM, com 64,35% e 52,85%.
O conselheiro ressaltou que a entidade vem caminhando bem na meta tida por ideal, que é a certificação, nos próximos anos, de 250 mil advogados. Recentemente, em entrevista à TV Migalhas, José Guilherme Zagallo falou acerca do tema:
Assita a entrevista neste link
Além dos certificados emitidos pela OAB há outros 30 mil emitidos pela AASP, sobretudo em SP.
Dificuldades
Dr. Ophir Cavalcante Junior |
Ainda em sua análise, a OAB vem investindo pesado para inserir o advogado no processo digital – até com recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados – mas o país ainda não dispõe de investimentos capazes de oferecer uma realidade tecnológica adequada na maioria dos Estados. Veja quadro com o nº de advogados com certificados digitais emitidos pela OAB.
Fonte: Migalhas
Esse percentual ainda é muito pouco. Porque apesar dos muitos benefícios que os certificados digitais trazem à rotina dos advogados e aos escritórios com a possibilidade de redução dos custos, os doutores ainda não entenderam os riscos de se compartilhar esse poderoso documento eletrônico. Economia? Um certificado digital da AC OAB custa R$115,00 e é válido por três anos, ou seja, R$ 38,00 por ano. Nas grandes cidades, não paga o taxi de uma ida ao fórum.
Alerta aos titulares de certificados digitais
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua participação.