regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

“Comodo hacker” reivindica autoria de ataque à DigiNotar


6 de Setembro de 2011 às 19:29:33 por computerworld

O hacker parece ter uma motivação política ao atacar a autoridade de certificação holandesa.

A entidade ou indivíduo, que se autodenomina “Comodohacker”, assumiu-se responsável pelo ataque à empresa holandesa de emissão de certificados SSL (Secure Socket Layer) DigiNotar.

Mais: como já o tinha feito no início do ano, promete voltar a atacar.

O hacker publicou o aviso no Pastebin com o pseudónimo “Comodo hacker”. A mesma conta tinha sido usada para descrever o ataque à Comodo, a qual também fornece certificados SSL.

“Comodo hacker” deu entrevistas à imprensa e descreveu-se como um estudante iraniano de 21 anos, mas esta informação não foi confirmada. Há a suspeita de ser turco e de trabalhar em parceria com outros hackers.

O presumível responsável pelo mais recente ataque diz ter desenvolvido a iniciativa para punir o governo holandês pela acção dos soldados holandeses em Srebrenica, cidade na qual foram mortos oito mil muçulmanos pelas forças sérvias, durante a Guerra da Bósnia, em 1995.

Mais de 500 certificados fraudulentos foram emitidos pela DigiNotar e 300 mil endereços tiveram a sua segurança comprometida. A maioria dos endereços IP estão ligados ao Irão, o que levanta suspeitas de o hacker estar relacionado com uma acção do governo iraniano.

“Esse é o grande mistério”, disse Mikko Hypponen, chefe de investigação da empresa de segurança F-Secure. “Como podemos ligar o roubo dos certificados à interceptação em larga escala de comunicações de cidadãos iranianos?”

Hypponen admite a possibilidade de a mesma pessoa estar por detrás dos dois ataques. O estilo e o nível de inglês é o mesmo e, para criar os certificados, foram usadas frases persas, em ambos os casos, disse Hypponen. No Pastebin, “Comodo hacker” revela ter ganho acesso a mais quatro entidades ou empresas de certificados como a Comodo e a DigiNotar. Uma delas é a GlobalSign.

O diretor de desenvolvimento de negócios da GlobalSign, Steve Roylance, afirma que a empresa já iniciou uma investigação sobre essa possibilidade. “Não há provas concretas de tudo o que aconteceu até agora”, disse Roylance. “Estamos a levar isto muito a sério no para já”.

O “Comodo hacker” reivindica ter atacado também a Startcom, outra autoridade de certificados, mas explicou que o ataque não funcionou. O chefe de operações e director de tecnologia desta empresa, Eddy Nigg, revela ter detectado o ataque em Junho e de ter sido capaz de bloquear a acção, antes da emissão de certificados fraudulentos.

Fonte: Computerworld


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.