regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Provimento torna obrigatório uso do INFOJUD



A partir de agora, os magistrados do Rio Grande do Norte têm que obrigatoriamente utilizar o sistema INFOJUD para solicitar informações cadastrais e cópias de declarações à Receita Federal.

Esse é o teor do Provimento 076 baixado pelo Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Claudio Santos, e já publicado no Diário Oficial de Justiça. DE acordo com o documento, o magistrado que ainda não tiver acesso ao sistema INFOJUD ou ao certificado digital necessário para utilizá-lo deverá providenciá-lo junto à Secretaria de Informática, no prazo de 30 dias, através do sistema AGILE.

Um número considerado elevado de juízes continuava enviando solicitação de informações à Receita Federal sem a utilização do sistema INFOJUD, apesar de ser um sistema que contribui para a celeridade e economia processual.

Criado em 2007, o Sistema de Informações ao Judiciário (INFOJUD), facilita o acesso dos juízes aos dados referentes à renda e ao patrimônio dos réus dos processos judiciais e já é utilizado por 34 tribunais de todo o país.

O sistema permite aos órgãos da Justiça fazer requisições judiciais de informações protegidas por sigilo fiscal pela internet, com garantia de segurança, de sigilo e de confidencialidade das informações. A ferramenta pode ser utilizada somente pelos representantes do Poder Judiciário, mediante cadastro prévio.

Para garantir a segurança das informações, os usuários devem possuir obrigatoriamente certificado digital. Dados cadastrais de réus, declarações de imposto de renda e informações econômico-fiscais de pessoa jurídica são algumas das informações prestadas através do sistema eletrônico.

Um acordo firmado entre o CNJ e a Receita Federal garante a utilização do INFOJUD, mediante adesão, por todos os tribunais brasileiros. O objetivo é substituir o fornecimento de informações pela Receita Federal mediante o envio de ofícios em papel.

Fonte: TJ/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.