regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hoje é dia da Internet Segura!

Regina Tupinambá
A internet segura significa comodidade, praticidade, economia, agilidade,  bem estar, estilo ecologicamente correto e diria inclusão social para quem não se desloca com facilidade e para pessoas e empresas que estão distantes de grandes centros econômicos.




Vários procedimentos são necessários para garantir a segurança do indivíduo na Internet, mas a certificação digital, tema no qual me foco, é fundamental para garantir ao meio eletrônico: autenticação, identificação, irrefutabilidade, integridade, sigilo, valor legal, tempestividade, temporalidade e atributos a cada cidadão usuário do meio eletrônico.

Já está disponível, de forma simples e sem muito investimento, tecnologia para evitar que pesoas se desloquem sem necessidade para realizar procedimentos burocráticos e até mesmo para se apresentar presencialmente a  um local com o propósito de assinar contratos impressos ou obter informações sensíveis e particulares.

A Certificação Digital é necessária à empresas para garantir a confidencialidade das informações internas e de clientes. (Vide WikiLeaks). Para redução de custos como impressão e guarda de documentos que passam a ser digitais, redução de despesas com deslocamentos eticétera. Adicionalmente, a certificação digital imprime um ritmo mais acelerado aos processos e muitos outros benefícios no oferecimento de serviços online aos clientes e fornecedores.

Quanto ao setor público é um direito do cidadão utilizar os serviços sem necessidade de deslocamentos,  longa espera em filas e apresentação de documentos que são expedidos pelo próprio governo. Banco de informações, cruzamento de dados, autenticação forte, identificação e canais criptografados. Parece tão simples.

Precisamos inverter ótica atual de que a certificação digital é uma obrigatoriedade imposta pelo governo.  Não. A que a certificação digital é um direito do cidadão.

É infra-estrutura assim como transporte, saneamento básico, energia e comunicação

No planejamento de cada ministério (não falo do Brasil não, falo dos governos de todo o mundo) deveria haver um projeto denominado SERVIÇOS ONLINE  PARA O CIDADÃO -  com objetivo de excluir o uso de papel, evitar deslocamentos e tirar o cidadão das filas! Sem falar que os serviços online  inteligentes e seguros proporcionam melhor atendimento ao usuário. Evitam atendentes de balcão e  os de telemarketing.

Não adianta só disponibilizar um site com informações e formulários. Precisamos de mais. Precisamos de serviços para facilitar nossas vidas com total garantia de  que nossas informações estão resguardadas e seguras.

A expectativa geral é de que ao acessar um determinado site,  o órgão público já tenha informações sobre nós sem precisarmos preencher formulários imensos e depois ter que de qualquer modo nos deslocar até a fila Ú-NI-CA para finalizar o  procedimento.  Afinal, o governo já  tem a sua disposição o cruzamento de nossas informações, portanto, é justo que sejam utilizadas também a nosso favor.

Questões políticas e  de resistências pessoais e "departamentais" precisam ser colocadas de lado para que haja a interação de banco de dados de diversos órgãos do Estado a serviço do cidadão. 

A população aprende rápido novos procedimentos com uso da tecnologia e até mesmos as geraçôes não tão familiarizadas com informática saberão utilizar os serviços online de suas casas ou em totens com acesso a internet. Basta que a navegação seja amigável e feita com inteligência.

Bem, resumindo: Chega de perfumaria. Precisamos da internet segura com serviços de verdade.

Salve dia 8 de fevereiro! 

Regina Tupinambá 

Os artigos escritos por mim expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.