regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Identidade Digital no Parlamento Gaúcho

Deputados poderão cadastrar minutas de projetos

Foto: Divulgação / Luiz Avila / Banco de imagens AL

A Assembleia Legislativa e a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) avançam na implantação da certificação de identidade digital do Parlamento gaúcho.

Em breve, deputados e suas assessorias poderão cadastrar as minutas de projetos de lei em formato eletrônico e via internet. O novo processo, em análise pela Mesa Diretora da Casa, irá reduzir a burocracia e gastos com papel.


Minutas são a primeira etapa

Até agora, o sistema de ingresso dos projetos se dá de forma física: as minutas são protocoladas na Superintendência Legislativa, onde recebem um número e são colocados em pastas para seguir seus trâmites regimentais. Com a certificação, esses mesmos documentos poderão ser recebidos em formato eletrônico. “Em qualquer parte do mundo onde houver internet, os deputados poderão cadastrar seus projetos”, comemora o superintendente legislativo, Pedro Sérgio Guimarães.

Guimarães explica que a implantação completa da certificação digital terá diversas etapas a serem cumpridas. O cadastramento das minutas das proposições é apenas o primeiro trâmite.

Em seguida, a intenção é que o texto e a justificativa também possam ser cadastrados eletronicamente, até chegar ao momento em que todo o processo legislativo, como pareceres de comissões, alterações e emendas, possa ser feito dessa forma.

Como funciona a certificação digital


A certificação de identidade digital permite que os documentos eletrônicos sejam assinados digitalmente, garantindo integridade, autenticidade e sigilo. O primeiro passo é obter registro em algum órgão certificador, que autentica a assinatura. A Assembleia Legislativa, como os demais órgãos públicos gaúchos, é certificada pela Autoridade Certicadora do Rio Grande do Sul (AC-RS) – veja o site.

Adriano Leindecker, analista de redes da ALRS, explica que o sistema utilizado pelo Parlamento exige a utilização do cartão Banrisul para login de acesso. O cartão é colocado em um leitor, que averigua os dados de identidade. O chip do cartão contém os dados seguros e invioláveis do titular. Depois disso é necessário digitar uma senha para liberar o sistema certificado.


Leindecker informa que documentos gerados com certificação digital têm a mesma legitimidade jurídica de um documento assinado em papel. “A Assembleia não imprime mais em papel o seu Diário Oficial, por exemplo (veja aqui). Cada edição digital vem com certificação e contém todas as características legais, basta acessar o documento na extensão P7S. Para obter o software P7S ou abrir arquivos certificados basta acessar o site da AC-RS. Além disso, abaixo do link do arquivo, há a assinatura digital que mostra os dados e a certificação do responsável pela publicação”, explica.


Fonte: Gazeta do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.