regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Compensação de Cheques por Imagem tem novo cronograma e Certificação Digital

A FEBRABAN, através do comunicado FB-107/2010, divulgou em 25/08/2010 um novo cronograma para a implantação da Compensação de Cheques por Imagem no Brasil.

A definição de um novo cronograma foi necessária em função de novas definições sobre links de comunicação e Certificação Digital. Apesar das alterações das fases do cronograma anteriormente divulgado, a data final de implantação ficou mantida para Maio de 2011, com destaque para as seguintes datas:

1ª) 01.02.2011: inicio da fase de testes obrigatórios para todas as IF’s com 100% do movimento enviado para processamento nos sites de Brasília (principal) e Rio de Janeiro (contingência);

2ª) 21.03.2011: 100% das trocas com Certificação Digital;

3ª) 20.05.2011: Fim da troca física dos cheques.

Portanto, finalmente está chegando o dia em que não haverá mais a troca física de cheques. Vale lembrar que esta mudança deverá gerar uma economia anual estimada em mais de R$ 250 milhões/ano com a redução de custos nas áreas de transporte e logística.

26-Agosto-2010


2 comentários:

  1. É, irá gerar uma economia de R$ 250 milhões/ano, e quantos desempregos? Já orçaram quantas pessoas dependem da compensação para garantir suas rendas? Quantas empresas e funcionários dependem da compensação? É fácil calcular a economia, mas acredito que devam calcular também os reflexos que isso vai causar nas micro empresas e na geração de empregos, a economia não deve ser vista somente sobre a ótica financeira de alguns, deve haver uma visão sistêmica observando todas aqueles que serão afetados e então calcular qual será a economia, se está será benéfica somente para o bolso de alguns enquanto trará estragos financeiros para muitos.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Karla, sou compensador e com esse oba oba todo muitos amigos ja foram demitidos e ainda não conseguiram recolocação no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação.