regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

terça-feira, 24 de junho de 2014

Tecnologia digital no RH

Novos tempos pedem novas estratégias 
para a área de gestão de pessoas


Por: Roni Franco

A tecnologia digital está mudando os departamentos de recursos humanos das empresas, o que implica dizer que faz crescer a descentralização da gestão dos talentos. Hoje, os colaboradores participam mais do dia a dia de trabalho e podem gerenciar melhor suas carreiras e um novo perfil de profissional é exigido pelas empresas: o estrategista de RH, que deve pensar, estudar e agir estrategicamente para o bom desempenho de suas funções.

Ao contrário do século passado, quando o trabalhador era tido quase que como uma máquina, o colaborador de hoje efetivamente participa e tem responsabilidade sobre o negócio. E os recursos humanos estão cada vez mais entrosados com as diversas áreas das empresas, de forma que a integração se tornou a tônica nas companhias modernas, mediante uma gestão personalizada de talentos.

O advento do cloud computing, por exemplo, vem flexibilizando e agilizando a gestão de talentos, o que resulta melhores serviços para o negócio. Mais: atualmente, existe a tendência de os profissionais de RH gerenciarem aplicativos externos e gerarem sistemas para a própria empresa, facilitando seu cotidiano. É o que aponta estudo do Accenture Instituteof High Performance do início deste ano de 2014.

Já um levantamento da AfferiLab, também de 2014, indica que a área de RH tem como grande desafio no momento desenvolver novas lideranças com vistas a aumentar os índices de retenção, engajamento e desenvolvimento de colaboradores. Um dos reflexos dessa constatação é o fato de que, hoje, os profissionais de recursos humanos mais experientes têm sido justamente os mais procurados pelas empresas, pois entre eles é que, normalmente, se distinguem os líderes.

Em 2014, 65% das contratações na área foram para cargos de nível sênior, de acordo com uma outra pesquisa, esta realizada pela Page Personnel. O estudo aponta ainda que os cargos mais demandados são os de analista sênior de departamento pessoal, de remuneração, business partners e analistas seniores, para os setores de bens de consumo, varejo, construção civil e serviços.

Estão todos visando à uma produtividade cada vez maior, o que faz do RH um departamento estratégico para o negócio. Sendo assim, procuram-se mais candidatos com boa estrutura comportamental e capacidade de analisar o negócio, excelente conhecimento sobre as outras áreas da empresa, foco em resultados e facilidade para negociar. A tecnologia digital acelera as movimentações das empresas, e os planos são traçados para o curto prazo. A área de RH, por sua vez, tem de andar par e passo, cada vez mais depressa, e, para isso, está se tornando muito mais ágil e flexível.

Roni Franco é sócio da TG&C - Trevisan Gestão & Consultoria e da Efycaz Trevisan - Aprendizagem em Educação Continuada.

Fonte: http://www.callcenter.inf.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.