CASE QUALISOFT
Para atender o aumento expressivo do volume de operações de câmbio, que hoje atinge 3,4 mil operações/mês, a área de BackOffice da Advanced percebeu a necessidade de um processo mais automatizado, principalmente no que tange à formalização dos contratos. “As operações de câmbio são ágeis, mas a formalização traz custos crescentes de transporte, controle e armazenamento dos papéis. Para atacar este problema procuramos uma solução de assinatura digital”, comenta Wladimir Pereira, responsável pelo BackOffice da Advanced.
Para implementar rapidamente a assinatura digital dos contratos buscou-se uma solução pronta no mercado. A solução adotada foi o PNDE – Portal Nacional do Documento Eletrônico, da empresa QualiSign. Atendimento e suporte rápido, solução confiável e preço competitivo foram as variáveis determinantes para a escolha.
O uso da assinatura digital também trouxe outros benefícios para a corretora, como o controle de poderes. “Com a assinatura digital temos mais segurança, pois temos a certeza de quem assinou é o representante legal da empresa. Outro ganho expressivo foi a agilidade e o controle on-line de todos os contratos assinados digitalmente. Além de conseguirmos localizar rapidamente qualquer contrato, atendemos outras demandas com mais facilidade e rapidez, como as auditorias internas, Banco Central e fiscalização da Receita Federal”, enfatizou Wladimir.
A Advanced optou por integrar o sistema de BackOffice com o PNDE, o que trouxe um aumento ainda maior de produtividade. Com isso, as operações não precisam ser redigitadas no portal de assinaturas. Elas migram automaticamente do sistema de BackOffice para o portal que, imediatamente, dispara a coleta e o controle das assinaturas digitais.
Atualmente, 23% dos contratos já são assinados digitalmente. “Estamos criando campanhas para estimular nossos clientes que ainda assinam os contratos em papel a utilizarem a assinatura digital. Nossa experiência tem mostrado que aqueles que começaram a assinar os contratos digitalmente não querem voltar mais à idade da pedra, ou melhor, do papel. Alguns já exigem o uso da assinatura digital como pré-requisito para o fechamento da operação”, enfatiza Juleandro.
Os clientes da corretora também têm vantagens, como agilidade e redução de custo por meio da assinatura em lote. “Alguns clientes chegam a assinar 100 contratos por dia em minutos. Imagine o tempo gasto pelos executivos para assinar todos estes contratos em papel, diariamente? Sem contar que eles precisavam imprimir todos os contratos e despachá-los em malotes para a corretora. Hoje a operação para esses clientes é rápida e eles podem assinar o lote todo em minutos”, conta Wladimir.
Outra descoberta importante feita pela área de BackOffice foi identificar que alguns clientes já possuíam certificado digital, porém o utilizavam somente para fins fiscal e tributário e desconheciam que ele poderia ser utilizado para assinar digitalmente os contratos de câmbio.
Neste ano a corretora prevê um crescimento de 30% na receita, mantendo assim seu ritmo acelerado de expansão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos sua participação.