regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Profissionais de saúde usam sistema de assinatura digital pioneiro no país




Profissionais de saúde podem armazenar as suas assinaturas digitais em dispositivos USB

A partir do mês de fevereiro, todos os médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos e auxiliares de Enfermagem da rede municipal de saúde passarão a utilizar certificado digital para assinar os registros nos prontuários dos atendimentos realizados nas unidades de saúde, prontos-atendimentos e centros de especialidades.

Assinatura digital é uma assinatura eletrônica que resulta de uma operação matemática única, exclusiva e sigilosa atribuída pelo computador a cada documento, permitindo garantir a sua origem, autoria e integridade. Por menor que seja, qualquer alteração desvincula a assinatura digital do documento.

Vitória é a primeira cidade no país a utilizar a nova tecnologia em toda a rede pública de saúde. Ela foi desenvolvida através de uma parceria entre as secretarias de Saúde (Semus) e a Subsecretaria de Tecnologia de Informação (Sub-TI). A nova tecnologia já está sendo testada há seis meses pelos prestadores de serviços. Eles já deixaram de imprimir e passaram a enviar resultados dos exames Histopatológico e Citopatológico de forma eletrônica assinados digitalmente, gerando economia e agilidade na entrega dos resultados, que passaram a ser em tempo real.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, esse é mais um passo importante para a qualificação dos serviços prestados pela rede municipal. "Queremos não somente ampliar a nossa rede de serviços, mas também que eles sejam prestados com qualidade, e esse é mais um passo nessa direção", disse a secretária, que emendou:


André Luiz Silva Sobral


Profissionais da saúde passarão a usar certificado digital para assinar os registros nos prontuários dos pacientes

"O sistema municipal de saúde de Vitória está bem avançado, pois conta com uma rede de informação totalmente interligada, que é a Rede Bem Estar, gerando informação em tempo real e, agora, com certificação validada juridicamente. Isso se traduz em agilidade e qualidade no atendimento, uma vez que o profissional de saúde terá acesso, com segurança, a todos os dados do usuário do sistema municipal de saúde e em qualquer equipamento da rede. Além disso, essa é uma iniciativa que contribui para o meio ambiente, gerando significativa economia de papel e recursos naturais correlatos".
Assinatura

A assinatura digital é diferente de assinatura digitalizada, que é a reprodução da assinatura de próprio punho como imagem por um equipamento tipo scanner. Trata-se de uma modalidade de assinatura eletrônica que substitui a manuscrita e tem a mesma validade jurídica, quando gerada com Certificados Digitais ICP-Brasil, de acordo com a lei MP 2.200/02.

Os profissionais que receberão as assinaturas poderão optar entre armazená-la em dispositivo criptográfico tipo token USB (Universal Serial Bus) – uma espécie de pendrive que o profissional leva para onde quiser - ou HSM (Hardware Security Module), utilizado para sistemas centralizados de alta demanda – onde sua chave eletrônica é acionada através de uma senha PIN (Personal Identification Number).

Fonte: http://www.vitoria.es.gov.br
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.