regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Participe da pesquisa “Impacto social da certificação ICP-Brasil

Participe da pesquisa “Impacto social da certificação ICP-Brasil”

Participe da pesquisa 

“Impacto social da 

certificação ICP-Brasil”

O estudo está sendo produzido pelo ITI e 
pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Data da publicação: 17/10/2013


O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI convida todos os usuários do certificado digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil para participarem da pesquisa “Impacto socioeconômico da certificação ICP-Brasil”. O questionário servirá de subsídio para produção do Relatório de impacto socioeconômico da certificação digital no País.

O estudo está sendo produzido pelo ITI e pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, por meio do Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação – IGTI/UFSC. A parceria foi firmada através do Termo de Cooperação nº 02/2012. Já foram entrevistados diversos gestores de aplicações que utilizam a certificação digital, além de levantamento dos vários usos do certificado no Brasil, entre outras atividades da pesquisa.

A pesquisadora, Isabel Santos, destacou a importância do projeto. “A ICP-Brasil já tem 12 anos de operação, por isso, é essencial a produção desse relatório para que tenhamos a noção exata das mudanças que estão acontecendo no País por conta da certificação. Possuímos dados e estatísticas, mas precisamos de um estudo mais humanizado”, destacou Santos.

O questionário é composto por perguntas de múltipla escolha. O participante deverá responder de acordo com seu nível de concordância para cada um dos itens. É importante ressaltar que identidade de todos será mantida em sigilo. As respostas serão enviadas ao grupo de pesquisa IGTI da UFSC para elaboração de um relatório final. Para participar basta acessa o questionário no sítio do ITI.

O ITI agradece a colaboração de todos.

Participe agora! Clique neste Link

Fonte: ITI