regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Administração facilitada da segurança do seu e-commerce



 Postado em Certificação Digital, E-Commerce | Data: 21-05-2013


Confira no artigo de Regina Tupinambá, Diretora Comercial e de Marketing da Certisign, os benefícios do Certificado Digital para Servidor Web:

A web torna-se cada vez mais atrativa para empreendedores que enxergam no canal eletrônico um meio fácil para expor produtos e realizar negócios. Bom, construir uma loja virtual, no sentido de pedir que alguém faça uma página de vendas pode até ser simples, mas sobreviver no meio eletrônico exige alguns cuidados essenciais para o sucesso.

Uma loja virtual deve ser mais que uma página de ofertas de produtos. Ela precisa ser segura para os clientes. Como? A tecnologia da Certificação Digital para Servidor Web garante um ambiente seguro no meio eletrônico. Quem visita o seu e-commerce precisa ter confiança para se cadastrar no site e receber informativos e até mesmo – e o mais importante – para inserir os dados pessoais, como o número de documentos e do cartão de crédito.

Vamos à parte tecnológica do processo. Ao utilizar um Certificado Digital para Servidor Web habilita-se o protocolo de segurança SSL/TLS (Secure Sockets Layer/Transport Layer Security), tecnologia que codifica os dados em tráfego entre o computador do usuário e o servidor responsável pelo web site.

Na prática, o protocolo SSL garante que os dados estão criptografados e, consequentemente, seguros. Ou seja: não poderão ser interceptados ou mesmo alterados no percurso entre o navegador (browser) do usuário e o site em uso, garantindo de forma segura a troca de informações confidenciais como, por exemplo, os dados de um cartão de crédito.

Ter um site infectado por malware ou ter um caso de cliente que teve os dados roubados em sua plataforma de compras pode ser o fim para a sua marca. E isso não é incomum acontecer, não. Pesquisadores de segurança da Symantec descobrem diariamente cerca de 10.000 sites infectados, sendo que quase dois terços deles (61%) são, na verdade, sites legítimos que foram comprometidos e infectados por código mal intencionado criado por criminosos da internet*.

Tudo bem. Você deve estar se perguntado: eu adquiro um Certificado para Servidor Web para o meu site, mas como isso pode me ajudar a transformar pesquisas de compras em vendas? Como meus clientes vão saber que estão em um ambiente seguro? Simples. Um site protegido exibe alguns sinais explícitos para os internautas: cadeado na barra do navegador, selo de segurança, cores verde e vermelho na barra do navegador, sendo que verde expressa que o site está protegido e vermelho atesta que o site não é seguro para navegação.

Contudo, o Certificado Digital precisa de um acompanhamento de todo o seu ciclo de vida. Isso porque, assim como um documento como a Carteira de Habilitação, o Certificado Digital tem prazo de validade. Se este prazo vencer, o seu site fica vulnerável. E como administrar o Certificado Digital? Ou melhor: administrá-los. Pois na medida em que o negócio cresce a necessidade de aquisição de novos e diferentes Certificados Digitais também aumenta.

Complicou? Não, não. Para gerenciar todo o ciclo de vida de diferentes Certificados Digitais existem a plataformas de administração. Isso significa que é possível solicitar, validar, emitir, revogar e renovar diferentes Certificados para Servidores Web em um mesmo console baseado em nuvem. O administrador tem fácil acesso para acompanhar o ciclo do Certificado Digital e cuidar para que o seu site nunca fique vulnerável por conta, por exemplo, da falta de renovação de um Certificado Digital.

Sim, dá para gerenciar manualmente. Mas isso significa configurar sistemas, elevar o nível de segurança das instalações físicas, prover uma rede de internet segura de alta disponibilidade, possuir sistemas de redundância, recuperação de desastres etc. Sem mencionar o investimento financeiro.

Um console unificado automatiza os procedimentos para o ciclo de vida do Certificado Digital, simplifica a rotina do administrador, proporcionando mais segurança para o seu e-commerce e para os seus cliente. E ainda reduz custos. As soluções estão aí. Ao seu alcance. Oferecer um ambiente seguro para os seus clientes é um cuidado essencial para transformar pesquisas de preços em compras efetivas.