regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sábado, 10 de dezembro de 2011

ICP-Brasil é apresentada à comitiva da China



O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) recebeu representantes do governo chinês interessados em conhecer a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), bem como o modelo de gestão adotado no sistema nacional de certificação digital. 
 
Estiveram presentes o presidente do ITI, Renato Martini, o diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho e os assessores técnicos Antônio Borba Cangiano e Eduardo Lacerda.

Martini iniciou o encontro abordando os aspectos históricos da ICP-Brasil e a atuação do ITI ao longo da última década que resultou, segundo o presidente, em um "conjunto de aplicações e serviços que ampliaram a atuação do governo e de entes públicos, solucionando problemas, evitando a utilização desordenada de matérias-primas e viabilizando o estabelecimento de um governo eletrônico". O presidente do ITI ainda fez menção ao desenvolvimento de softwares e hardwares totalmente nacionais, o que possibilitou ao país uma melhor gestão dessa infraestrutura. "Firmamos convênios com entidades públicas que nos trouxeram resultados bastante satisfatórios, como o desenvolvimento de cadeias de certificação digital, algo então inédito no país. Sem dúvida esses elos configuram-se bastante proveitosos por conferirem soberania tecnológica em certificação digital ao Brasil", definiu.

Em seguida, Maurício Coelho apresentou a configuração da ICP-Brasil a partir da Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz). "Nossa Infraestrutura é uma raiz que está no topo e não na base. As Autoridades Certificadoras (ACs) de 1° e 2° níveis ramificam e estendem, através dos pontos de atendimento que emitem certificados digitais, a utilização dessa tecnologia a todos os estados do País, o que permite que a certificação digital ICP-Brasil seja massificada em função de aplicações como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Conectividade Social ICP", destacou.

O encontro, que teve tradução simultânea do português para o mandarim, ainda teve exposições sobre biometria e desmaterialização de processos realizadas pelos assessores do ITI Eduardo Lacerda e Antônio Cangiano, respectivamente.

Fonte : Instituto Nacional de Tecnologia da Informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.