regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Rio de Janeiro virtualiza sistema de abertura de empresas


Para abrir uma empresa, criar uma filial ou fazer qualquer alteração no objeto social, a partir de 1º de julho, no Estado do Rio de Janeiro, o comerciante precisará estar conectado à internet e possuir um certificado digital padrão ICP-Brasil. A

obrigatoriedade está prevista na deliberação nº 44 da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja). A nova forma de prestação desses serviços é uma das novidades do sistema Regin - Integrador Regional, que tem como objetivo reduzir falsificações e fraudes. 

De acordo como o superintendente de Informática da Jucerja, José Luciano da Silva, o Regin promoverá a legitimidade do sistema contábil do Rio de Janeiro. “No novo sistema, o usuário poderá enviar os documentos digitalizados e assinados digitalmente utilizando um certificado digital. Será possível verificar a autenticidade dos dados e, principalmente, quem os está enviando para a Jucerja”. 

Para Silva a utilização da certificação digital no novo sistema da entidade promoverá inúmeros benefícios não somente para a junta comercial ou para o comerciante, mas para toda a população. “A certificação digital reduz drasticamente quaisquer possibilidades de fraudes", acrescenta. 

Outro ponto destacado por Silva é a celeridade na prestação dos serviços. “A ideia é tornarmos a Jucerja uma espécie de junta comercial digital. Antes, um comerciante do interior do Rio de Janeiro levava horas para chegar até a junta comercial e retirar uma certidão. 

Agora, o processo via internet ocorre em poucos cliques e sem a necessidade de locomoção. A economia de tempo e recursos financeiros é evidente e todos ganham com isso”. 

Fonte: ITI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.