regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

segunda-feira, 30 de maio de 2011

TOTVS fala sobre estratégias e tendências



Rede social corporativa, processos e mobilidade: apostando nestes três pilares a empresa lança produtos e dita tendências no mundo da TI

A TOTVS anunciou o lançamento da sua rede social corporativa, o by You, que integra, em um único ambiente, perfis pessoal (rede de relacionamento) e corporativo (rede de propósito). Além do by You, a empresa apresenta novas soluções de ECM e mobilidade.

Rede social corporativa: by You
O by You é a primeira rede social de propósitos corporativos e profissionais do mercado, em que os usuários, rigorosamente qualificados e autenticados por um sistema próprio de certificação, poderão interagir, colaborar, buscar e gerar negócios, compartilhando informações e conhecimentos.

A partir de uma única identificação e interface, o usuário pode acessar uma rede de relacionamento voltada a sua vida social e, com um simples toque, mudar seu perfil para uma rede de propósito, em que incorpora sua identidade corporativa. A rede by You da TOTVS está integrada com as principais redes sociais abertas e públicas como o Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube.

A TOTVS acredita que, hoje, as empresas devem estar preparadas para uma geração de profissionais que não separa completamente suas vidas profissionais das pessoais, já que gadgets como smartphones e tablets permitem que estejam conectados nas redes sociais a qualquer momento, em qualquer lugar. Além disso, essas empresas precisam marcar presença onde seus profissionais, clientes e parceiros já estão. Por isso, a TOTVS desenvolveu uma mídia que permite que esses dois lados coexistam, sem que precise desconectar de um para se conectar ao outro.

No perfil pessoal da rede de relacionamento by You, as pessoas podem formar suas comunidades ligadas a temas culturais, esportivos e voluntariados. Também têm a liberdade para falar de suas vidas e experiências particulares, conversar sobre hobbies e tudo o que mais gostam de fazer em seu tempo livre. Nessa área, as pessoas buscam por imediatismo e informalidade e o moderador é a própria sociedade.

Na área corporativa, chamada de rede de propósito, o objetivo é que as pessoas compartilhem seus conhecimentos e colaborem com ideias, falem sobre a sua área de atuação profissional e explorem suas competências. Quem modera todo este fluxo de informação é o próprio mundo corporativo, que exige disciplina, agilidade e formalidade. Esse novo ambiente promoverá maior produtividade a partir da integração com aplicativos, sistemas de gestão (ERP), comunidades e Marketplace, um espaço seguro para geração de negócios entre as corporações, além de possibilitar o desenvolvimento de lojas virtuais das empresas que estão no by You.

A nova rede social corporativa da TOTVS tem vários diferenciais de mercado. Entre eles, a certificação C-You, um dispositivo de segurança que controla o acesso sob medida no perfil corporativo, através de token, senha e certificação digital. Por meio de processos de homologação de agentes certificadores, o by You garante que cada indivíduo dentro da rede é o próprio indivíduo, não havendo espaço para perfis falsos, por exemplo.

Outro diferencial é que o by You não possui patrocínio, a informação é dada pela relevância e não por qualquer tipo de interesse comercial ou publicidade.

O by You chega ao mercado com mais de 12 mil usuários, entre participantes e clientes, que testaram a ferramenta desde o início deste ano, em uma primeira onda. A partir de agosto, uma segunda onda abrirá a rede para mais 100 clientes da companhia. A rede social corporativa da TOTVS será comercializada por licenciamento, a partir de janeiro de 2012. Os valores serão definidos de acordo com a infraestrutura a ser utilizada pelas empresas e por tipo de conexões. Será de responsabilidade da TOTVS fazer todo o levantamento do ambiente do cliente em relação a tecnologia, pessoas e execução.

A rede está disponível no sistema de cloud computing da TOTVS. A companhia fornece soluções em nuvem desde 2000. A cloud já está acontecendo no Brasil, no cenário atual temos apenas o tempo de implantação ou migração das empresas para este modelo.

Funcionalidades: Com o by You, a TOTVS oferece ao mercado novos conceitos de plataforma de trabalho, em que ferramentas de produtividade, softwares aplicativos, ambientes de colaboração, comunidades e Marketplaces convergem de forma contextualizada e facilitam a execução da estratégia de seus clientes. Para isso, é composto por várias funcionalidades que permeiam Segurança, Certificação, Desenvolvimento, Produtividade e Interações.

Na questão de Segurança, o by You foi desenvolvido para garantir que todas as informações tratadas e compartilhadas na rede sejam seguras. Para isso, a Certificação garante a criação do perfil personalizado e individual. Todo o conteúdo passará pelo C-you, uma ferramenta que possibilita a certificação de vários órgãos responsáveis.

O by You traz uma ferramenta de Desenvolvimento que permite que novas funcionalidades e aplicativos sejam criados para a rede. Isso institui um campo de oportunidade muito grande para desenvolvedores, já que os aplicativos podem ser criados tanto para a interface pessoal como profissional, e ficarão à disposição para toda sua rede de contatos.

A rede das redes sociais vem para estimular também a Produtividade nos usuários. Para isso, disponibiliza Chat: onde é possível iniciar uma conversa, ler mensagem e colaborar em tempo real com outros usuários; E-mail: cria e envia e-mail para todos os contatos da rede; Web Meeting: permite realizações de vídeo conferências via rede; Estatísticas: gera relatórios de acesso, uso e acompanhamento da rede; e Arquivos: realiza upload, organiza e compartilha documentos com a equipe, um determinado grupo ou toda a empresa.

As Interações podem ser realizadas por meio de Busca: funcionalidade que interage com redes externas como o Google, Wikipédia e Youtube; Celulares e Tablet: conecta sua rede a qualquer hora, em qualquer lugar; e Aplicativos: permite o desenvolvimento e acesso a apps pessoais e corporativos.
Processos: informações estruturadas (ECM)

Um dos destaques do by You é a integração com a solução de ECM da TOTVS, que permite que as empresas tenham seus processos bem delineados e disponíveis a todos os participantes de sua rede a qualquer momento, por meio de dispositivos móveis, inclusive. Dessa forma, fica mais fácil gerenciar o fluxo de informações que, hoje em dia, é muito grande e pode atrapalhar a produtividade se não for bem direcionado.

Essa vocação da companhia em ofertar produtos para gestão de documentos e processos já faz parte do portfólio e vem ajudando milhares de empresas a gerenciarem, de forma estruturada, seus crescimentos. O ECM tornar-se um facilitador, que reúne dados estruturados ou não das empresas e os transformam em conhecimento para tomadas de decisões, reduzindo custos e agilizando processos de negócios.

Mobilidade: futuro das soluções TOTVS
Antenada com o que há de mais moderno em conectividade e interatividade, a TOTVS também saiu na frente e é a única empresa brasileira com tecnologia 100% pronta para a TV Digital. A desenvolvedora já disponibiliza no mercado a solução StickerCenter, um portal gerenciador de aplicações baseado no padrão DTVi (nome dado a implementação do padrão Ginga) voltada a negócios interativos. Com um módulo embarcado nos televisores mais modernos ou nos receptores (os set top boxes), os Stickers são aplicativos tipo “widgets” que poderão ser acionados por meio do controle remoto direto na tela da TV.

Com esta solução é possível ao usuário fazer compras, acessar a conta bancária, ler notícias diretamente de portais da internet, acionar redes sociais e, ainda, conferir o trânsito ou a temperatura antes de sair de casa. Os Stickers são transmitidos e atualizados pelo sinal de TV de emissoras parceiras ou obtidos pela internet pelo StickerShop e armazenados no receptor.

Ao incentivar a interatividade, trazendo o conceito para a TV, a TOTVS cria um ecossistema harmonizado entre emissoras de televisão, anunciantes, serviços de internet e produtores de softwares, com o objetivo de proporcionar ao consumidor uma nova experiência em convergência digital.

Em 2012 a empresa lançará as versões de suas soluções de gestão para que possam ser acessadas via tablets ou dispositivos móveis, proporcionando agilidade e compartilhamento de informação a qualquer hora e em qualquer lugar.

Declarações:
Laércio Cosentino, presidente da TOTVS, sobre o lançamento da rede social corporativa:

“Apostamos em redes sociais, processos e mobilidade para cada vez mais desenvolvermos soluções que diferenciem nossos clientes. Acreditamos que o by You é uma fonte inesgotável de gestão de conhecimento e da cultura colaborativa, que traz o equilíbrio entre o lado privado e o profissional de seus usuários”.

“Sendo uma rede de propósitos dentro de um ambiente corporativo, o by You trará melhoria no fluxo de interações com parceiros de negócios, identificação de novas tendências e oportunidades comerciais. Além disso, trará agilidade na comunicação entre participantes, compartilhamento de conhecimento corporativo, aumento do potencial de inovação e identificação e reconhecimento de novos talentos e liderança”.

“A questão da certificação de segurança sempre foi uma prerrogativa da TOTVS para que essa rede pudesse ser comercializada aos nossos clientes. Vamos garantir que os dados de um determinado perfil ou empresa só sejam acessados por quem for autorizado pelo dono dos dados”.

“O by You será oferecido em cloud computing, assim como já oferecemos diversas soluções da TOTVS ao mercado. Cloud computing, para nós, já está acontecendo. Acredito que seja apenas uma questão de tempo para as empresas implantarem ou migrarem para este modelo.”

“Desenvolvemos por meio da TOTVS Consulting uma metodologia de implantação de rede de propósito. Acreditamos que este processo deva acontecer em etapas para que a empresa crie e desenvolva o conceito de empresa conectada.”

“Apostamos muito em mobilidade, estamos preparando nosso portfólio de soluções para isso. Além disso, a mobilidade não está apenas nos tablets e dispositivos móveis, está também na própria essência da palavra, você se movimentar e acessar algo fixo que está em algum lugar. Com rede social corporativa, processos e mobilidade estamos novamente inovando e ditando tendências.”

Os sete diferenciais do by You
Ambiente único com duas visões integradas e independentes: rede de relacionamento (pessoal) e rede de propósito (corporativo).
Identificação pessoal: certificação que cada indivíduo é o próprio indivíduo, rígido controle de entrada no perfil pessoal e controle de acesso sob medida no perfil corporativo.

Conexão soberana: O usuário é soberano na gestão de suas conexões.
Controle corporativo: As empresas são soberanas e independentes em suas redes de propósito com segurança, certificação e gestão dos papéis dos indivíduos.

Informação pela relevância: Vetado patrocínio sob qualquer forma.
Privacidade total: As informações do perfil pessoal e corporativo, navegação, compras e consultas pertencem ao indivíduo ou as empresas, não sendo objeto de comercialização em qualquer hipótese.

Múltiplas certificações colaborativas: Um indivíduo pode ser certificado por mais de um certificador.

Sobre a TOTVS
Líder absoluta no Brasil, com 48,6% de market share*, e também na América Latina com 34,5%, a TOTVS é uma empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão. É a maior empresa da América Latina no desenvolvimento de software aplicativos, a 6ª maior desenvolvedora de sistemas de gestão integrada (ERP) do mundo e a 1ª em países emergentes.


A Companhia é líder absoluta no Brasil e no segmento de pequenas e médias empresas (PME) na América Latina. A TOTVS foi a primeira empresa do setor de TI da América Latina a abrir capital, e está listada no Novo Mercado da BOVESPA. Suas operações em ERP possuem mais de 26 mil clientes e são complementadas por um amplo portfólio de soluções verticais e por serviços de valor agregado como Consultoria, Infraestrutura e BPO. Para mais informações, acesse o website www.totvs.com.

*Fonte: NOTÍCIAS - Info & Ti

 
Gartner - “All Software Markets, Worldwide, 2010”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.