regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 3 de março de 2011

Wish List para Certificação Digital


Regina Tupinambá

Wish List é a lista de desejos feita por usuários de produtos e serviços. 

O conceito Wish List é estimulado por grandes empresas para a melhoria de seus produtos e serviços.

Por este canal, as empresas interagem diretamente com seus usuários que com base em suas experiências de uso sugerem novas funcionalidades em produtos e serviços que até mesmo seus idealizadores, desenvolvedores e gerentes de produtos não vislumbraram.

Essa é a proposta para esta coluna: recolher sugestões para criação e melhoria de produtos e serviços que especialmente utilizam Certificação Digital.

Temos conhecimento das inúmeras funcionalidades possíveis em que a Certificação Digital é fundamental para garantir ao meio eletrônico identificação, irrefutabilidade, autenticidade, sigilo, não repúdio, tempestividade e temporalidade de forma legal, segundo as leis do país.   

O que não conhecemos são "todas" as particularidades de uso destinadas à indivíduos, empresas, organizações públicas, entidades de classes, profissionais etc.

Acredito no princípio de que o óbvio nem sempre é facilmente evidenciado.

Sendo assim, as funcionalidades e processos que, para usuários parecem óbvias, nem sempre são percebidas ou entendidas pela indústria especializada.
“Depois de achadas, todas as respostas são óbvias”. Robert Updegraff

Portanto, mande neste post que os principais decisores da certificação no Brasil, acompamnham este grupo. São executivos, engenheiros, desenvolvedores e empreendedores do mundo da certificação digital.

É importante ressaltar que as questões relacionadas à normas e legislação que envolvem o ciclo de vida dos certificados digitais são bastante complexas e especificas da ciência de PKI, Infra Estrutura de Chaves Públicas. Mesmo assim, nos envie sua questão, porque se existe um desconforto sobre determinado procedimento, no mínimo, este procedimento deve ser melhor explicado pelas empresas e comitês responsáveis ou até mesmo alterado por eles, quando for o caso.

Você pode publicar sua sugestão no neste poste através de “Comentário” ou enviar me por e-mail para rtupinamba@gmail.com assim eu endereçarei a questão.
Então, vamos em frente!

Regina Tupinambá
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.