regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Brasil e Equador fecham acordo na área de certificação digital


O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Banco Central do Equador assinaram, no último dia 13, acordo de cooperação técnica na área de certificação digital.

A Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil é a primeira autoridade da cadeia de certificação, papel que será desempenhado pelo Banco Central do Equador em seu país. 
Pedro Paulo Machado


A cooperação visa o repasse de tecnologia para a emissão e gestão do ciclo de vida e revogação de certificados digitais e o desenvolvimento de iniciativas como carimbo de tempo e padrões de assinatura digital.

Segundo o Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização do ITI, Pedro Paulo Machado, o acordo prevê um trabalho dividido em etapas no período de um ano.

"A cooperação é um intercâmbio de conhecimento e informações. Prepararemos a mão de obra e definiremos a metodologia de intercâmbio jurídico e suporte técnico" .

Machado destaca a importância do acordo e ressalta que o Banco Central do Equador não está simplesmente importando a tecnologia nacional, mas um modelo de gestão de uma Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP). 

"Vamos repassar para os equatorianos toda a nossa experiência em marcos legais na implantação da certificação digital além da normalização e auditoria. 

O Banco Central do Equador vai receber não somente nossa tecnologia, mas um aparato jurídico e administrativo do modelo adotado no Brasil".


Fonte: Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.