regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

domingo, 23 de janeiro de 2011

Campus Party: nova ID brasileira usa impressão digital como identificador principal

Campus Party 2011


Campus Party: nova identidade brasileira usa impressão digital como identificador principal



Postado por Aylons Hazzud - em  


RIC – registro de identidade civil – terá certificado digital, mas demorará até 10 anos para alcançar a todos.

Aylons Hazzud, direto da Campus Party

O novo documento de identidade brasileiro poderá ser solicitado direto pela internet, com os dados sendo verificados somente na hora da retirada. Estes e outros detalhes do RIC (Registro de Identidade Civil) foram explicados por Jorilson Rodrigues, coordenador do Comitê Gestor de Segurança da Informação do Ministério da Justiça em uma apresentação na Campus Party.

Um fator importante na nova identidade é a biometria, pois a impressão digital será o principal identificador do cidadão no documento. Para isso, um algoritmo analisará as impressões digitais, formando uma tabela que pode ser usada em comparações e registro futuros. Estes dados são então guardados no chip da carteira de identidade, junto com outros dados como nome e até a fotografia do portador.

Mas o recurso mais importante talvez seja a inserção de certificados digitais no documento digital. Este sistema oficial de chaves públicas permite a identificação do usuário com altíssimo grau de segurança, garantindo a procedência de documentos do cidadão, mesmo que os documentos sejam enviados de uma pessoa para outra e não para o governo.

Isto, porém, não significa o fim das fraudes: “algoritmo não basta para garantir segurança”, diz Jorilson, explicando que bons procedimentos, práticas e até investigações são necessários para que um sistema se torne seguro. Mas tudo isso ainda é um futuro um pouco distante: a expectativa é emitir documentos novos para todos os cidadão em, no mínimo, 10 anos.

Fonte: Blog: Nunca dantes navegados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.