regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Conheça a Nação Digital





No último dia 5 de outubro, foi oficializada a fundação do movimento de um grupo autointitulado “Nação". Eles se reuniram em Brasília para fundar a Nação Digital que é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

A Nação Digital tem como objetivo trabalhar pelo uso intensivo da Tecnologia da Certificação Digital, ou seja, levar à cidadania aos brasileiros pelo uso dessa tecnologia.

Os ideais que fundamentam o grupo são:

Qualquer cidadão, a qualquer momento, e de qualquer lugar, deveria ter sua voz ouvida no processo de formulação das leis e políticas públicas

A tecnologia atual, a Internet, os computadores, a criptografia moderna, e a ICP-Brasil, aliadas à CF/88, torna possível a criação de um espaço público que todos podemos frequentar para discutir, concordar, discordar, comentar e aprimorar as ideias e projetos de lei do país, dando nosso voto com a segurança e a validade jurídica do Certificado Digital ICP Brasil.

Hoje não temos um espaço público como as colina da Pólis, mas com a Nação Digital, em lugar do topo de uma colina, usaremos a força da WEB, dos aplicativos mobile, das redes sociais, e, principalmente da vontade de cada brasileiro de exercer plenamente sua cidadania.

O grupo lembra que nas Pólis surgiram as primeiras formas de democracia. Ali, quando se identificava um problema, todos se reuniam no topo de uma colina, discutiam, e, pelo voto, decidiam sobre as questões. E o que chamamos, “Democracia Direta”! E complementam que hoje enfrentamos três problemas:

1) diversidade - uma solução comum é algo muito mais complexo do que na antiguidade;
2) diferente da Grécia antiga, ser cidadão hoje em dia já não mais é uma vocação; e
3) por não praticarmos a democracia regularmente, muitas vezes nos sentimos despreparados e deixamos de contribuir com boas ideias.


Então, designamos representantes eleitos, que se organizam politicamente e fazem esta discussão pública em nosso nome.



Abaixo segue a lista dos idealizadores e participantes desse importante desafio:

Robson Carvalho Machado (Diretor de Infraestrutura da Via Internet S/A, Responsável pelo desenvolvimento do projeto Rede ICP Seguro e da expansão desse projeto como Rede ICP e, ainda Presidente da Nação Digital); Victor Octávio Machado e Silva (Coordenador de Compliance e Conteúdo da Nação Digital); Bruno Bennotti Barbosa Moura (programador especializdo em Certificação Digital da Via Internet S/A e da Nação Digital); Lucas Ferraro (Analista de Sistemas da Certisign e Mestre em Ciência da Computação, responsável pela Coordenação de Certificação Digital da Nação Digital); Joilson Thadeu Marques de Souza (Analista de sistemas especializado em interfaces de alta performance e acessibilidade da Nação Digital); Carlos Eduardo Lima (Analista de Banco de Dados e Vice-Presidente de Tecnologia da Nação Digital); Jorge Luis Alves (Especialista em Data Intelligence da Nação Digital); Márcio Antônio Matias (Advogado e Auditor, presidente do Conselho Fiscal da Nação Digital); Getulio Romão Campos Junior (especialista em sistemas WEB de alta disponibilidade e em interfaces móveis, Coordenador das áreas de FrontEnd e BackEnd da Nação Digital); Rodrigo Macedo Paiva (Diretor de Business e E-Commerce da Via Internet S/A e Conselheiro da Nação Digital); Alberto Alvares de Sousa (Especialista em Administração Financeira, Vice-Presidente de Finanças e Controle da Nação Digital); Bruno Siqueira de Abreu e Lima (um dos membros fundadores do Movimento Contra a Corrupção e Conselheiro da Nação Digital); Manuel Dantas Matos (Presidente da Via Internet S/A, Conselheiro do Comitê Gestor da ICP Brasil, Delegado da Federação Nacional de Corretores no Sindicado de Corretores de São Paulo, Gestor das Autoridades Certificadoras Sincor SP, Sincor Rio, AC BR e AC Notarial; Patricia Macedo de Paiva (Gestora da MM Consultores Assosiados e coordenadora das Autoridades Certificadoras AC BR e AC Notarial) e Jônatas da Costa Coelho (Advogado da Valadares, Coelho, Leal Advogados Associados, responsáveis pela instituição da Nação Digital).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.