regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Obter uma cópia de certidão de nascimento, casamento e óbito agora ficará mais fácil em todo o Brasil.












Obter uma cópia de certidão de nascimento, casamento e óbito agora ficará mais fácil em todo o Brasil. 

No último sábado (16), em São Paulo, foi lançada oficialmente a Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), sistema que vai funcionar como uma espécie de banco de dados de certidões dos brasileiros.

A novidade vai permitir ao cidadão localizar um registro e solicitar certidões seja de onde estiver, sem a necessidade de se deslocar até o cartório onde se encontra o registro original ou pagar por serviços de despachantes para conseguir esses documentos. Ou seja, o CRC vai possibilitar que o usuário tenha acesso a suas certidões em qualquer cartório do país.

 Imagem da campanha criada pela
Insania Publicidade para
ARPEN SP
A plataforma já está disponível em São Paulo desde 2013 e responde por cerca de 10% das certidões emitidas pelos cartórios em todo o Estado - um aumento de mais de 360% em apenas um ano e meio. 

Agora, o projeto será expandido para todo o Brasil por meio do Provimento nº 38 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a integração de todos os Estados brasileiros ao novo sistema no prazo máximo de um ano a partir da data de lançamento, neste sábado.

Além de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Acre já aderiram integralmente ao sistema e são os primeiros Estados a estarem totalmente interligados à CRC Nacional, já permitindo a solicitação interestadual de certidões.

Outra novidade instituída pelo Provimento é a expansão do projeto para todos os consulados brasileiros, por meio de parceria a ser firmada com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), possibilitando ao cidadão que nasceu no exterior e foi registrado em um consulado brasileiro solicitar a segunda via de seu registro em qualquer cartório em território nacional.

Além do sistema de emissão de certidões eletrônicas, o projeto também prevê a expansão do projeto de certidões digitais, que são solicitadas pela internet e enviadas diretamente para o e-mail do usuário pelos mais de 8 mil cartórios de Registro Civil distribuídos em todos os municípios brasileiros. Compõe ainda o projeto de expansão as Unidades Interligadas em maternidades, o sistema de solicitação de papéis para certidões e de fiscalização pelo Poder Judiciário.

Por fim, a plataforma eletrônica de certidões vai permitir ao Poder Judiciário e ao Poder Executivo o fácil acesso à pesquisa de óbitos, visando à extinção de processos ou mesmo de benefícios irregulares pagos pela Previdência Social, além da rápida localização e solicitação de quaisquer outras certidões de registro civil por qualquer cidadão.



O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.