regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

sábado, 19 de julho de 2014

Conversando sobre criptografia com Henrique Costabile em um Cartório de Registro Civil

Esta semana, acompanhei o Guilherme, que trabalha comigo na Insania, até o cartório de Registro Civil na Rua Frei Caneca.  Estava aguardando o reconhecimento de firma sentada ao lado de um senhor que falava com outra senhora de como era bem organizado o Cartório de Registro Civil na Alamêda Santos. Que era informatizado etc. Fiquei curiosa  e mais tenta quando ouvi ele falar “certificado digital” e claro, me introduzi na conversa.

E ele continuou falando sobre a informatização nos cartórios. 

E eu não poderia perder a oportunidade para sondar seu conhecimento sobre o Portal de Registro Civil  (www.registrocivil.org.br), projeto em que a Insania esta trabalhando numa campanha publicitária para a ARPEN- SP.

Perguntei se ele sabia que poderia solicitar a segunda via da certidão pela internet e receber em sua casa. E ele não só conhecia o Portal de Registro Civil como já tinha utilizado e me falou do Portal. Incrível! Como precisava desta certidão no mesmo dia ele foi pessoalmente ao cartório senão teria pedido pela internet.

A essa altura, já estava torcendo para que não chamassem o número da fichinha do Guilherme.

Lembrei que as segundas vias das certidões de nascimento, casamento e óbito podem ser eletrônicas, enviadas por e-mail com a assinatura digital. E ele me perguntou? Você sabe o que é um certificado digital? Sem me deixar responder me deu uma aula básica sobre chaves públicas e privadas, criptografia assimétrica e por ai foi.

Depois me perguntou se eu sabia quem tinha descoberto a criptografia assimétrica e eu prontamente respondi o R , o S e o A. Sim, Ron Rivest, Adi Shamir e Len Adleman, disse ele. Opa! Ali vi que ele não era apenas um leigo bem informado.

Henrique Costabile
E então o forcei a se apresentar. Bem, eu estava conversando com
Henrique Costabile* que foi presidente do SERPRO, da 
FEBRABAN, PRODESP entre outras inúmeras e não menos ilustres atividades 
de sua vida profissional

E ele me disse que foi um dos primeiros a implantar a criptografia (simétrica)
 no Brasil num projeto da Forças Armadas, se não me engano em 1967.

A conversa se estendeu muito. A certidão do Guilherme ficou pronta
e continuávamos falando sobre certificação digital e de pessoas que fizeram
parte da implantação dessa tecnologia no Brasil, conhecidos em comuns.
Entre eles, o Dr Marcos da Costa, atual presidente da OAB SP, que sabe tudo e mais um pouco sobre certificação digital e demonstrou isso quando ainda fazia parte da comissão de tecnologia da FEBRABAN.

Adorei a conversa, fiquei com pena de ter que ir embora. O convidei a escrever um artigo para nosso blog. Vamos ver se ele nos brinda com um artigo.

É sempre muito bom conversar com as pessoas que contribuíram e contribuem com a implantação dessa tecnologia e conhecer suas percepções sobre o momento atual quando já termos mais de seis milhões de certificados digitais emitidos na hierarquia brasileira e muitas aplicações no judiciário, na saúde, em órgão públicos, na iniciativa privada, nos cartórios etc.

O mercado financeiro é que ficou para trás na adoção dessa  tecnologia. Noutro dia, estava relendo um artigo de 2002 ou 2003 em que o Ariosto da Receita Federal do Brasil falava sobre o futuro e nele ele dizia que a expansão do uso da certificação digital se daria pelo meio do mercado financeiro. É o que todos nós acreditávamos naquela época, mas vamos reservar esse tema para outro artigo do blog.

Temos muito a evoluir no campo da criptografia e identificação digital em relação as funcionalidades, aplicações, legislação, usabilidade etc, mas temos que admitir que já conquistamos muito.

E vamos em frente!


* Henrique Costabile é Engenheiro formado na Escola Politécnica da USP, com aperfeiçoamento em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas, especializou-se, nos Estados Unidos, em Computação e Marketing e, na França, em Redes de Dados e Telecomunicações. Em sua carreira profissional exerceu vários cargos públicos, foi professor da PUC/SP e trabalhou em grupos financeiros de porte como Citibank, Unibanco, Banco Itamarati, Banco Antônio de Queiroz e Banco Fibra. No governo, já exerceu os cargos de Diretor da Prodesp, Subsecretário de Serviços da Secretaria Especial de Informática, membro do Conselho Nacional de Informática e diretor de logística da Caixa Econômica Federal, onde desenvolveu projetos relevantes como a prestação de serviços bancários em estabelecimentos comerciais e cartórios de todo o país e a implantação do Cartão do Cidadão.