regina@cryptoid.com.br

Estamos em novo endereço. Encontre-nos lá!

Faça parte desse projeto você também!

Conteúdo

O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Heartbleed test /Teste aqui e agora se seu SSL está vunerável




Verificar online se o seu servidor está vulnerável aqui




Nota do BLOG CERTIFICAÇÃO DIGITAL: Testamos alguns sites e mesmo os sites sem criptografia a resposta vem como site seguro, portanto, recomendamos que façam seus testes com consultoria especializada. 

E cuidado com artigos desse tipo! Acompanhamos esse Blog há muito tempo, mas não confie em orientações de procedimentos sobre Heartbleed  porque você poderá ser vítima de um golpe.

Leia a matéria publicada em Portugal.

O OpenSSL é uma implementação em código aberto dos protocolos SSL e TLS. Uma das funcionalidades consiste na criação de certificados X.509 que permitem confidencialidade em ligações com SSL (HTTPS) entre outros serviços. 

Os certificados digitais X.509 representam para o utilizador, o mecanismo de segurança mais visível no âmbito da certificação digital.

No entanto, uma descoberta divulgada durante o dia de ontem, dá conta que o OpenSSL até a versão 1.0.1f está vulnerável, e os atacantes podem conseguir ler até 64 KB de informação numa comunicação cifrada.

O SSL é um protocolo criptográfico baseado em cifras assimétricas (chave privada + chave publica) que tem como principal objectivo providenciar segurança e integridade dos dados transmitidos em redes inseguras como é o caso da Internet. Quando um utilizador acede a um site que recorre ao SSL, o servidor envia ao cliente a chave publica para que esta possa cifrar a informação que vai ser passada ao servidor. Quando o servidor recebe essa informação, usa a sua chave privada para decifrar a informação transmitida pelo cliente.

Existem várias aplicações para este protocolo, como por exemplo o comércio electrónico, servidores Web, servidores FTP, VPNs, etc. Para identificar facilmente se estão a visualizar um site seguro basta verificar no URL que em vez de estar o normal http:// se encontra https://. 

Saber mais aqui.

Chave pública vs Chave privada

A chave pública, que está presente no certificado digital, é usada para cifrar os dados a serem enviados ao para o servidor. Já a chave privada, que só o dono do certificado conhece, serve para decifrar a informação que foi cifrada com a sua chave pública.

Certificado Digital

Um certificado é um documento digital que contém informação acerca de quem o possui, nome, morada, localidade, e-mail, duração do certificado, domínio (Common Name) e nome da entidade que assina o certificado. Contém ainda uma chave pública e um hash que permite verificar a integridade do próprio certificado (i.e se um certificado foi alterado).

Um certificado assenta numa estrutura hierárquica de confiança, cujo topo é pertença de uma Entidade Certificadora (CA Root Certificate).

Esta entidade certificadora confirma que o possuidor do certificado é quem afirma ser, e assina o certificado, impossibilitando desta forma a sua modificação. Em Portugal, como entidade certificadora temos como exemplo a multicert.
Bug Heartbleed

O Bug Heartbleed é uma vulnerabilidade grave que afecta a popular biblioteca criptográfica OpenSSL. Explorando este bug, é possível ler até 64 KB de informação de informação numa sessão SSL/TLS. No entanto, os 64 KB não é o limite de informação que pode ser lida já que o atacante pode restabelecer a ligação, várias vezes, durante uma sessão TLS activa, obtendo assim vários “pedaços” de 64 KB de informação, comprometendo a chave privada, usada para decifrar toda a informação (ex.passwords).

Versões afectadas
OpenSSL 1.0.1 até a versão 1.0.1f (inclusive)
Como saber a versão do OpenSSL?

Para saber a versão, basta que execute o comando openssl version
Verificar se um servidor está vulnerável

openssl s_client -connect google.com:443 -tlsextdebug 2>&1| grep 'server extension "heartbeat" (id=15)' || echo safe

Fonte: Pedro Pinto em 8 de Abril de 2014 | Categoria: Segurança | 12 comentários



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos sua participação.