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O objetivo desse Blog é apresentar essa fantástica e importante tecnologia, de forma simples, para que pessoas que não dominam aspectos técnicos também possam acompanhar a evolução da adoção da Certificação Digital e o universo que gira ao seu redor:

Certificado Digital para Assinatura e Sigilo, Certificado de Atributo, Carimbo do Tempo, Documentos Eletrônicos, Processos Eletrônicos, Nota Fical Eletrônica, TV Digital, Smart Card, Token, Assinador de Documento, Gerenciador de Identidades etc..

Este Blog publica matérias e artigos extraídos da mídia que expressam a opinião dos respectivos autores e artigos escritos por mim que expressam, exclusivamente, minha opinião pessoal sem vínculo a nenhuma organização.

Matérias organizadas por data de publicação

quinta-feira, 17 de maio de 2012

ITI inaugura Serviço de Informações ao Cidadão

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) inaugurou ontem (15/05), seu Serviço de Informações ao Cidadão – SIC. A partir de agora, o cidadão poderá solicitar quaisquer informações ao ITI referentes à atividade pública exercida pelo órgão. 


O SIC é uma das exigências previstas pela Lei de Acesso à Informação (LAI), sancionada em 2011 pela Presidente da República, Dilma Roussef, e funcionará para que todos sejam atendidos e orientados sobre como obter informações de qualquer órgão público em atividade no Brasil. Para o presidente do ITI, Renato Martini, trata-se do mais importante ato político dos últimos tempos que contempla o Estado e lhe confere maior caráter democrático.

“O SIC será o espaço onde o cidadão poderá obter quaisquer informações públicas de maneira desburocratizada. Os questionamentos que chegarem aos nossos balcões eletrônico e físico municiarão o ITI com dados relevantes sobre o envolvimento da sociedade civil com o tema da certificação digital, seus êxitos e, principalmente, em quê podemos otimizar nossa gestão enquanto Autoridade Certificadora Raíz”, destacou.

Um dos grandes desafios propostos pela Lei de Acesso à Informação refere-se à quebra do paradigma de confidencialidade fortemente institucionalizado nos entes públicos brasileiros. Há uma cultura natural de que as informações produzidas nos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios são sigilosas. 

O SIC configura-se como materialidade legal para que toda e qualquer informação, classificada como pública, possa ser requerida através de um formulário eletrônico disponível nas páginas dos órgãos públicos ou em balcões de atendimento disponíveis nas próprias sedes das entidades do Estado.

Fonte:http://blog.redeicpseguros.com.br/iti-inaugura-servico-de-informacoes-ao-cidadao/

EMPREGADORES TEM ATÉ 30 DE JUNHO/12

As empresas Brasileiras devem migrar para a nova versão do canal até 30 de junho. 

Essa evolução vem para substituir o antigo programa CNS e o acesso “Conexão Segura”, agilizando e facilitando a comunicação com o Portal.  

 

Instituído em dezembro do ano passado por meio da Circular CAIXA 566/2011, o novo prazo de migração para o Conectividade Social ICP deu aos empregadores brasileiros mais seis meses de adaptação ao portal. Isso beneficiou um grande número de usuários que ainda utilizavam o sistema antigo. 


Dia 30 de junho, esse prazo chega ao fim. Faltando menos de dois meses para a migração total, quase um milhão e meio de empresas já estão aproveitando essa modernização que iniciou suas operações em maio de 2011.

O encerramento do prazo em 30 de junho marca a desativação do antigo programa CNS e do acesso “Conexão Segura”. 

A partir daí, toda a comunicação com o FGTS e com a Previdência Social será pelo novo canal (conectividade.caixa.gov.br), mediante o uso de Certificado Digital no padrão ICP-Brasil, exceto para os entes alcançados pela Resolução CGSN 94/2011.

A Resolução CGSN 94/2011, que, dentre outros dispositivos, estabelece a não obrigatoriedade no uso do Certificado Digital ICP para as operações relativas ao recolhimento do FGTS, ao MEI, ME ou EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples Nacional, a CAIXA avaliou alternativas para atender às necessidades específicas dessas empresas e empregadores.

Além da Certificação Digital no Padrão ICP-Brasil, utilizada para acesso ao canal Conectividade Social ICP, desenvolvido em plataforma web única, que não requer instalação ou atualização de versões e apresenta, em melhor grau, garantia de não repúdio, integridade, autenticidade, validade jurídica e comodidade fica disponibilizada, somente para o MEI, ME e EPP, com até 10 empregados, OPTANTE pelo Simples, a emissão e utilização de Certificados Digitais no padrão proprietário CAIXA – AR, que confere o acesso ao Conectividade Social AR.

Para maiores orientações quanto à respectiva emissão, entrar em contato com qualquer agência da CAIXA.

As empresas e os contadores que já possuem a certificação não precisam obter um novo documento, pois essa tecnologia é universal e pode ser utilizada em inúmeros sites e aplicações. Para quem ainda não se adaptou à mudança, a orientação da CAIXA e do site Conectividade ICP é providenciar o quanto antes a certificação e se habituar ao uso do novo portal.

Isso evita problemas e dores de cabeça, beneficiando o titular com o uso do documento e com as facilidades da nova versão do canal.


Fonte:  Ação Sistemas Conectividade Social ICP – 11/05/2012 – Adaptado pelo Guia Trabalhista

A partir de junho, será possível abrir empresa via internet

A partir de junho, será possível abrir empresa via internet

Iniciativa é uma parceria entre Sebrae e MDIC.
A partir de junho, será possível abrir uma empresa pela internet. Um piloto do projeto Integrar será implantado no Distrito Federal e em oito Estados: Sergipe, Paraná, Rondônia, Roraima, Tocantins, Ceará, Pará e Paraíba. A iniciativa abre caminho para a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em todo o país.

O Integrar é uma parceria entre o Sebrae, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Junta Comercial de Minas Gerais. O projeto é uma adaptação do Minas Fácil, iniciativa que simplificou a legalização de empresas no Estado.

“O projeto segue as regras para abertura e funcionamento de negócios validadas pelo Comitê Gestor da Redesim, que são mais simples, operadas de forma eletrônica”, explicou a gerente-adjunta de Políticas Públicas do Sebrae, Inês Schwingel.

“Enquanto o Banco Mundial aponta que o tempo médio para abertura de empresas no Brasil é de 152 dias, em Minas Gerais é de até nove dias”, explicou Alex Francisco de Oliveira Barbosa, diretor da Junta Comercial de Minas Gerais. Ele participou, ontem(16/05), do II Encontro Nacional da Rede Sebrae de Políticas Públicas, em Brasília.

O evento reuniu cerca de 60 gerentes e analistas do Sistema Sebrae com  objetivo de alinhar ações para o desenvolvimento das estratégias estabelecidas pela instituição. Entre os quais a implantação em todo o País da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

Fonte IDGNOW! Com informações da Agência Sebrae

Abrir empresa na cidade de São Paulo ficará mais rápido

SÃO PAULO - O processo de abertura de uma empresa na capital paulista será mais ágil, isso porque a Prefeitura de São Paulo aderiu, nesta quinta-feira (17) ao SIL. Sistema Integrado de Licenciamento


Com o sistema, o tempo para abrir uma empresa passará de 120 dias para 15 dias.

“O SIL é um avanço muito importante, não apenas à cidade de São Paulo, mas ao estado, ambos agora integrados. 

Tínhamos cada um o seu sistema, agora eles estão trabalhando em conjunto. 

Quem ganha é o empreendedor brasileiro que está radicado na cidade de São Paulo que tem à sua disposição uma legislação rápida e eficiente tanto no plano estadual quanto no plano municipal”, disse o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab.

O governador do Estado, Geraldo Alckmin, acrescentou que a previsão é que em quatro meses o sistema esteja totalmente implantado na cidade de São Paulo.

Com a implantação do SIL, as empresas com atividades de baixo risco, que figuram 95% dos casos, poderão conseguir o licenciamento e alvarás de funcionamento exclusivamente pela internet, sem a necessidade de comparecer aos órgãos envolvidos no processo. 

Os documentos e as vistorias prévias serão substituídos por declarações em um certificado digital, firmadas pelo empreendedor ou pelo seu contador.

Política de estímulo ao empreendedorismo


No evento, o governador lançou a política específica para empreendedorismo, denominada de Política Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo e Favorecimento às Micro e Pequenas Empresas. 

Ao todo são 11 medidas. Uma das ações foi o convênio com a Receita Federal para concessão simultânea do Nire (Número de Inscrição no Registro de Empresas) e da inscrição na Receita Federal (CNPJ) pela Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo). 

A estimativa é que o tempo de abertura de empresa passe de 20 a 30 dias para menos de uma semana.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ato de registro para sociedade anônima só com certificado digital.

A partir do dia 28 de maio, a realização de atos de registro relativos a empresas no modelo de sociedade por ações será feita exclusivamente com o uso da Certificação Digital ICP-Brasil.

A medida foi tomada pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

A ação faz parte do projeto para aumentar a segurança do registro empresarial.

Desde 30 de março, o uso de Certificado Digital para o sistema eletrônico de cadastramento e geração de formulários – Cadastro Web – estava disponível como opção.

Porém, agora ele se torna a única forma de realização de qualquer ato de registro.

Com a mudança, os cadastros efetuados anteriormente via login poderão ser acessados apenas para consulta. Após o período de testes, os outros tipos empresariais também passarão a utilizar a ferramenta digital.

Fonte: Jucesp

domingo, 13 de maio de 2012

Indústria da burocracia fatura R$ 1,2 bi no Brasil

Setenta empresas dedicadas a alugar espaço para guardar documentos estocam 40 milhões de caixotes com papéis


Por MARCELO REHDER - O Estado de S.Paulo

Em plena era digital, a burocracia produz uma quantidade impressionante de papel e alimenta um negócio que cresce sem paralelos no mercado brasileiro. No ano passado, 70 empresas dedicadas a guardar documentos de outras companhias dividiram um faturamento de R$ 1,2 bilhão no País, 20% mais que em 2010. Esse grupo mantém 40 milhões de caixas de papelão de padrão arquivo lotadas de informações de setores como financeiro, hospitalar e jurídico. 

Os números são astronômicos. Pelos cálculos da Associação Brasileira de Gestão de Documentos (ABGD), as caixas armazenadas nas empresas do setor guardam algo como 120 bilhões de documentos. Se a papelada fosse enfileirada, daria para fazer 40 viagens de ida e volta para a Lua, cuja distância da Terra é de aproximadamente 385 mil quilômetros. 

Além das caixas que congestionam os galpões das firmas especializadas, estima-se que existam mais 50 milhões arquivadas nas empresas e instituições que ainda não terceirizaram a gestão de documentos - a maioria delas de pequeno e médio portes.

Como a burocracia brasileira só cresce, a estimativa é que, para cada caixa destruída, após o término do prazo legal dos documentos, quatro novas são armazenadas. 

As empresas são obrigadas a guardar um número gigantesco de papéis como parte de suas operações ou para cumprimento legal. 

Não existe nenhuma lei que dê subsídios para que as companhias possam digitalizar os documentos e jogar fora o papel, afirma Eduardo Coppola, presidente da ABGD e gerente-geral da Keepers do Brasil, uma das maiores empresas do setor.
 
"O mercado acabou migrando para TI para prover soluções que facilitem a vida das empresas na consulta e na preservação digital desses documentos", diz Coppola. Segundo ele, uma empresa com o acervo mal organizado pode levar de uma semana a um mês para achar um documento.

Nas empresas especializadas, o processo é turbinado. O cliente recebe o documento original em até quatro horas, ou leva só cinco segundos para obter a informação via internet. "Mas, se precisar de documento para uma ação, auditoria ou fiscalização, ele tem de ser o original", lembra Coppola.

A burocracia é tão enraizada na cultura empresarial que nem mesmo a implantação da nota fiscal eletrônica, a partir de 2006, foi capaz de eliminar o papel, embora tenha reduzido o volume de documentos trafegados entre as companhias. Em muitos casos, conta o executivo, as empresas continuam imprimindo e guardando as notas fiscais, apesar de não ser mais obrigatório.

Custos. Além de evitar dores de cabeça, uma administração bem estruturada dos documentos legais permite ganhos de produtividade, com significativa redução de custos. 

A empresa paulista de biotecnologia SuperBac percebeu isso no seu caixa. Dedicada a pesquisar e reproduzir bactérias que possam ser usadas em processos industriais ou até em tarefas do dia a dia de forma sustentável, ela não fazia ideia dos ganhos que poderia obter ao terceirizar a guarda e administração dos seus documentos.

Logo de cara, reduziu um gasto fixo de R$ 20 mil por mês, referente à área útil que perdia no escritório para poder abrigar a documentação, para R$ 5 mil, valor pago mensalmente à prestadora do serviço. 

Essa não foi a maior vantagem, diz Luiz Chacon Filho, fundador da SuperBac. Segundo ele, o que surpreendeu foi o ganho de tempo obtido com a agilização do processo. "Sem brincadeira, tínhamos casos em que o funcionário levava 15 dias para achar a porcaria de um documento no arquivo morto", diz. "Hoje, em questão de segundos, tenho a imagem do documento escaneado na tela do computador."

Outro exemplo é mostrado por uma faculdade paulista que prefere ficar no anonimato. Como num passe de mágica, ela deixou uma situação em que a manutenção de arquivos próprios representava custos, e passou a faturar mais depois que o serviço foi terceirizado.

O problema é que os arquivos ocupavam o espaço físico de cinco salas de aula. Como cada sala comporta cerca de 40 alunos, a um custo unitário de mensalidade ao redor de R$ 1,2 mil, passou a contar com uma receita extra de R$ 240 mil por mês.

"Além de liberar mais espaço para salas de aula, o tempo gasto para localização de documentos, que antes chegava a quase uma semana, agora é de segundos, já que os prontuários foram todos digitalizados", ressalta um porta-voz da faculdade.

Fonte: O Estado de São Paulo
29 de abril de 2012 | 3h 06

Criando uma AC Própria

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Ghost in the Wires - Adventures as the World's Most Wanted Hacker

Ghost in the Wires
My Adventures as the World's Most Wanted Hacker

"I have hacked into some of the largest companies on the planet and penetrated the most resilient security systems ever developed - hired by the companies themselves, to help them close the gaps and improve their security so they don't become the next hacking victim", writes the world's most famous (former) hacker, and now security consultant Kevin Mitnick, in his fast paced and insider information packed book Ghost in the Wires: 

My Adventures as the World's Most Wanted Hacker. The author describes, in vivid detail, his shadowy life as an elusive and highly effective computer break-in specialist, and of his career as a sought after expert on uncovering even the most unsuspected entry points into supposedly highly secure computer systems. 

Kevin Mitnick recognizes that any security system will have weaknesses that can be exploited by illegal computer entry artists. He would know that very well, as he was one of them. In his page turning account of his career as a computer, on both sides of the law, the author shares his adventures in entering the computer systems of the world's largest corporations. Staying constantly one step ahead of the authorities, Kevin Mitnick established his reputation for being skilled enough to slip through any security system. Very often, the skills he demonstrated in his dark side career were not even based on technology. Very often, the most critical element of illegal computer entry was simply an old fashioned confidence game. 

Kevin Mitnick
For Kevin Mitnick, there was more than one way to gain access to a very secure computer system. Kevin Mitnick (photo left) understood both the computer systems that he was gaining entry to, and the psychology of the people who worked in the technology industry. That familiarity with both computers, and with how technical people think, created the impetus for the author's most successful and audacious entries. At the same time, Kevin Mitnick was aware of how the security experts who were tracking his every move conducted their investigations. In the end, Kevin Mitnick not only revolutionized how security personnel, in both the public and private sectors, addressed the issue of illegal computer break and enter. 

The author is himself, part of that technology security revolution, as he has since turned his own skills and techniques to the discovery and apprehension of other illegal computer hackers. For me, the power of the book is how Kevin Mitnick describes the methods and deception techniques used by illegal computer hackers. He shares his own story of his career on the wrong side of the law, and of others who were operating illegally as well. Despite the often historical aspect of the technology and systems involved, the story reads like a thriller novel, and not a dry computer hacking manual. The author does provide a real service to the reader by sharing some of the most frequently used deception tactics, that are as timeless as the confidence schemes from which they were spawned. 

The author arms the reader with a warning that there are very real and very dangerous computer hackers still in operation throughout cyberspace. Through an understanding of some of their tricks and deceit, computer users in all sizes of companies and with their home computers, can avoid many of the hacking intrusions that present a real threat to computer network security.

 I highly recommend the warning filled and expert computer security advice book Ghost in the Wires: My Adventures as the World's Most Wanted Hacker by Kevin Mitnick, to anyone in any industry or who owns any technological device, and is concerned about the very real dangers of illegal intrusion. 

This book provides the background and sounds the alarm that despite often heard assurances, that there are real dangers of illegal computer break and enter still alive and well, and needing to be secured against their actions. Tags: Ghost in the Wires: My Adventures as the World's Most Wanted Hacker, Kevin Mitnick, computer and online security, business book reviews Labels: book reviews Ghost In The Wires by Kevin Mitnick -

By: Kevin Mitnick Published: April 24, 2012
Format: Paperback, 448 pages
ISBN-10: 0316037729 ISBN-13: 978-0316037723
Publisher: Back Bay Books
Book review - posted by Wayne Hurlbert : 3:56 PM Social bookmark this